Casa do Maranhão realiza programação especial durante os festejos juninos

Resultado do Sisu está disponível
11 de junho de 2019
Maurício Seabra atesta capacidade técnica para empresa contratada do município dirigida pela filha de Cleomar Tema
13 de junho de 2019

Casa do Maranhão realiza programação especial durante os festejos juninos

Com o objetivo de demonstrar a tradição, riqueza e diversidade da cultura popular maranhense, a Casa do Maranhão preparou uma programação especial para o período dos festejos juninos, com exposições, mediação cultural e outras ações socioeducativas. O equipamento cultural é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (Secma).

A programação começa a partir desta terça-feira (11). Será realizada nas salas expositivas e de recursos audiovisuais. A Casa do Maranhão está localizada na Rua do Trapiche, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís. As visitas podem ser feitas de terça a sábado das 9h às 18h e aos domingos das 9h às 13h30.

“As ações foram pensadas especialmente para esse período festivo da cidade, com alta temporada de visitação turística, com ênfase às visitas de escolas e instituições educacionais”, ressaltou diretor da Casa do Maranhão, Iguatemy Carvalho.

Mediação cultural e exposições

Os visitantes poderão participar da ação educativa Trilha Magnética, que propõe um percurso pelas Salas dos Sotaques, da Patrimonialização, dos Personagens e das Fotografias, mostrando elementos presentes na cultura maranhense.

Nesta terça-feira (11), também será aberta a exposição fotográfica “Festejos de São Pedro e São Marçal”, símbolos de fé e resistência cultural, evento tradicional marcado pelo grande Encontro dos Batalhões de Bumba Meu Boi, no bairro do João Paulo. Faz parte da programação ainda a exibição de vídeos e documentários sobre o Complexo Cultural Bumba meu Boi.

Na quinta-feira (13), a Casa abre as exposições Guardiões da Cultura Maranhense, que é um memorial das contribuições dos mestres da cultura popular; “Mãos que fazem cultura, da origem ao brilho do Bumba Meu Boi”, uma homenagem aos “arquitetos do boi” (costureiras, artesãos e bordadeiras e bordadeiras); e “Ponto de Cultura Boi da Floresta: Apolônio, Liberdade e Resistência”, que uma ação com o objetivo de enaltecer e comemorar os 100 anos do mestre Apolônio do Boi da Floresta e 101 anos do Bairro da Liberdade primeiro Quilombo Urbano de São Luís.

Do Portal do Governo do Maranhão