Fórum Maranhense do Paradesporto Escolar debate mais acessibilidade no esporte

Cleide Coutinho recebe comissão organizadora do 5º Encontro da Velha Guarda Caxiense
18 de junho de 2019
Deputados participam da culminância do projeto “Teia de Sustentabilidade” e recebem homenagem
19 de junho de 2019

Fórum Maranhense do Paradesporto Escolar debate mais acessibilidade no esporte

Construir novas estratégias e promover maior acessibilidade para pessoas com deficiência nos espaços e eventos esportivos escolares foram os temas prioritários dos debates durante o I Fórum Maranhense do Paradesporto Escolar. A iniciativa do Governo do Estado realizada, nesta terça-feira (18), no auditório Neiva Moreira, no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), reuniu atletas, treinadores e gestores da área.

Na abertura do fórum, o secretário estadual de Esporte e Lazer (Sedel), Rogério Cafeteira, destacou a iniciativa para inclusão e integração no esporte. “É uma grande satisfação promover esse primeiro fórum com o objetivo de inserir as pessoas com deficiências e, assim, promover a integração, que é própria do esporte. Será um debate frutífero e de êxito para que se amplie, ainda mais, a inclusão, uma forte marca do governo Flávio Dino”, ressaltou o gestor.

Na ocasião do encontro foi aberto um ciclo de palestras com temas referentes à inclusão e acesso. Foram debatidos o esporte paralímpico, sua história e estrutura; acessibilidade aplicada da ética verbal à acessibilidade na atitude; tipos de deficiência elegíveis; aspectos gerais da classificação funcional esportiva; e a atual situação do paradesporto no Maranhão. O evento marcou, ainda, a abertura do I Festival de Paradesporto Escolar, que encerra nesta quarta-feira (19).

A vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Isabel Passinho, que compôs a mesa de discussões, destacou a relevância dos debates “para o conhecimento das demandas da pessoa com deficiência no esporte e o comprometimento na execução de políticas mais inclusivas, considerando o destaque deste público no segmento, apesar de todas as dificuldades”.

Bruno Vinicius dos Santos, 20 anos, é atleta do Parakaratê e contabiliza grandes vitórias. É campeão maranhense de Parakaratê 2018; primeiro colocado no ranking de Parakaratê Olímpico; e aluno do projeto Construindo Sonhos. Para ele, o debate é a chance de levar demandas das pessoas com deficiência para que o esporte inclua cada vez mais. “Ser atleta me trouxe disciplina, estímulo para a vida e mais força para vencer as dificuldades que são impostas a nós. É importante discutir e que essas propostas sejam executadas para que todos tenham o direito e igualdade de condições”, frisou.

O I Fórum Maranhense do Paradesporto Escolar integra as medidas do Plano de Ação da Sedel, com objetivo de promover o diálogo entre os atores do Paradesporto Escolar – professores, escolas, universidades, acadêmicos, gestores e paratletas. A intenção é realizar uma mobilização, na busca e descoberta de talentos esportivos, para que possa haver uma renovação no esporte paralímpico.

Também participaram do evento: o presidente da Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos, Lawrence Melo; a coordenadora do fórum, Rosana Mota, representando a Secretaria de Estado de Educação (Seduc); representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Marcos Veloso; o deputado estadual Duarte Junior; o representante da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), José Ribamar Soares.

Do ma.gov.br