Servidores do TJMA são presos por fraude

”Ele ameaçou mandar me dar uma surra”, desabafa Tafarel contra Magno Melo
15 de julho de 2019
Lascou! Tafarel registra B.O contra o Secretário de Educação
16 de julho de 2019

Servidores do TJMA são presos por fraude

Um mandado de prisão expedido pela 1° Vara Criminal da Comarca de São Luís determinou a prisão de três funcionários do Tribunal de Justiça do Maranhão, lotados na Coordenadoria de Precatórios, na manhã desta segunda-feira (15), suspeitos de um esquema de corrupção de precatórios. Além deles, um homem foi preso em Goiânia suspeito de envolvimento.

As investigações, conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) em conjunto com o 1° Departamento de Combate à Corrupção (1° Deccor), apuraram um esquema de corrupção com a participação de servidores da Coordenadoria de Precatórios do Tribunal de Justiça, visando favorecer credores da Fazenda Pública na elaboração de cálculos em desacordo com a decisão judicial, bem como em dar preferência na ordem de pagamento em troca de vantagem financeira.

Segundo o Ministério Público do Maranhão, os servidores Daniel Andrade Freitas e Thiago da Silva Araújo, além terceirizado Thiago Rafael de Oliveira Candeira, presos na sede administrativa do Tribunal de Justiça, obtinham informações sobre os credores de precatórios e entravam em contato por telefone solicitando vantagem para que eles tivessem seus pagamentos incluídos na lista.

O esquema também tinha a participação de Wendel Dorneles de Moraes, preso em Goiânia. Daniel Freitas, Thiago Araújo e Thiago Candeira facilitavam o acesso de Wendel à planilha de credores e valores. Em seguida, Wendel fazia a intermediação entre estes e os credores através de contato telefônico solicitando valores. Todos já estão presos.

Do Portal Guará