Por perseguição, Bolsonaro pode não nomear Natalino Salgado reitor da UFMA

Declaração do Imposto Rural começa nesta segunda-feira
12 de agosto de 2019
Professores de Tuntum vão às ruas exigir DIREITOS
12 de agosto de 2019

Por perseguição, Bolsonaro pode não nomear Natalino Salgado reitor da UFMA

Por perseguição política, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) pode não nomear o médico e professor Natalino Salgado reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Salgado, que já comandou a UFMA, foi eleito em primeiro lugar nas eleições para o cargo com 50% dos votos. As eleições da universidade resultam na formação da lista tríplice, que é enviada ao presidente da República, ele é quem dá a palavra final, quem decide o nome que assumirá a instituição. 

Porém, pesa contra Natalino Salgado o fato dele ter se manifestado pró Haddad nas eleições de 2018, e ainda ser irmão do prefeito de Pindaré-Mirim, Henrique Salgado, do PC do B, mesmo partido de Flávio Dino, crítico ativo de Bolsonaro. 

Juntando esses motivos, o presidente pode desconsiderar o fato de Natalino ter sido eleito em primeiro lugar pela comunidade acadêmica e escolher um outro candidato. 

Para a reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por exemplo, Jair Bolsonaro indicou o terceiro colocado da lista tríplice, ou seja, o menos votado pelos estudantes e funcionários da universidade.